sexta-feira, 4 de junho de 2021

Os animais da horta - Hotel dos insetos - Turma 13

Os alunos do 1º ano, da turma 13, do Professor Nuno Martins, participaram no desfio Hortas Bio nas Eco-Escolas, através da construção de um hotel de insetos.

Para a construção deste hotel foram escolhidos materiais locais que proporcionassem buracos maiores e mais pequenos para responder às diversas preferências e características dos insetos.

A organização do interior foi feita com espaços de diversos tamanhos, em função do volume de materiais que tínhamos à disposição. Foi feita a escolha de um local definitivo e fez-se a instalação do hotel.

Foram usados diferentes tipos de material para atrair insetos diferentes. Bem abrigados, a palha e a madeira servirão para acolher os crisopídeos, cujas larvas se alimenta de parasitas tais como os piolhos, a cochonilha farinhenta, as moscas brancas ou ovos de ácaros.

As canas servem de abrigo para as abelhas selvagens, que são abelhas solitárias que polinizam as primeiras flores das árvores frutíferas a partir do mês de março. Estas apreciam também os tijolos. Placas de madeira empilhadas atrairão insetos xilófagos que participam na decomposição da madeira morta. Vasos de barro virados ao contrário e cheios de feno atraem as joaninhas que se deliciam com piolhos. Troncos furados são abrigos muito apreciados por muitos polinizadores como as abelhas e as vespas solitárias, cujas larvas se alimentam de piolhos.

Desta forma esperamos atrair e manter a maior diversidade possível de insetos no nosso hotel.





Sem comentários:

Enviar um comentário