quarta-feira, 16 de junho de 2021

Hortas Bio na Escola- Turma 7 e turma 12

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, as turmas do 4º ano, turma 7, da Professora Andresa Vieira e turma 12, da Professora Susana da Bernarda, construíram uma horta bio na escola com 2x 10 maproximadamente.

A colaboração das famílias foi determinante para o início das sementeiras uma vez que, devido ao confinamento, o processo de germinação das plantas foi iniciado no período de Ensino@Distância. Para além do fornecimento das sementes, as famílias colaboraram igualmente no empréstimo dos utensílios de jardinagem, terra e fertilizante.

O solo foi preparado pelos alunos, com o apoio das professoras e uma assistente operacional, que retiraram as ervas daninhas e misturaram terra nova. Foram construídas caldeiras e canteiros para a colocação das diversas espécies de plantas.

Foram plantadas diversas espécies de ervas aromáticas como tomilho, alecrim, alfazema, orégãos, hortelã, salsa, coentros, cebolinho e manjericão bem como algumas espécies de flores como calêndulas, crisântemos, margaridas e malmequeres. A escolha das plantas teve por base a necessidade de semear plantas melíferas já que os alunos estão envolvidos noutro projeto ambiental que visa conhecer e sensibilizar para a importância das abelhas no ecossistema e para a biodiversidade.

A horta tem um sistema de gota-a-gota embora se faça rega manual diariamente tendo em conta as temperaturas elevadas e a necessidade de regar algumas plantas que necessitam de maior quantidade de água. A rega é feita ao início e fim do dia para que se evite desperdício resultante da evaporação da água.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário