ECO-ESCOLA

"Dia Mundial do Animal"


O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro.
A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais (http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-animal/).
A criança que convive com animais desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tem mais facilidade para lidar com a frustração e libertar-se do egocentrismo.
Tendo consciência desta realidade e como finalização da actividade do “Dia Mundial do Animal”, a biblioteca escolar, em colaboração com o Canil Municipal realizou uma sessão sobre “o cão”, para os alunos do Jardim de Infância, 1º e 2º anos.
Durante a sessão foram apresentados alguns dos cuidados básicos a ter com os animais, nomeadamente o cão, tendo as crianças interagido com este e observado as suas habilidades.
Reconhecendo que muitos animais estão abandonados a Biblioteca Escolar conta com a colaboração da Comunidade Educativa para angariar alimentos, medicamentos, brinquedos e mantas para as várias Associações do concelho.

Podem entregar as vossas ofertas no local identificado na entrada da escola.  








Os alunos da turma 8, da Professora Paula Mesquita, realizaram vários trabalhos dentro da temática dos animais. 

2 de outubro – Dia Nacional da Água


Foi a partir de 1983 que Portugal passou a comemorar esta efeméride e os motivos mantém-se tão atuais como nessa altura. Este é um dia especial em que conversamos, exploramos e refletimos sobre a importância da água e o impacto da sua escassez nas nossas vidas.
Foi a partir daqui que surgiu a ideia de criar com as turmas do 3.º ano de escolaridade, da Professora Andresa Vieira e Susana Alves, um trabalho que permitisse consciencializar a comunidade educativa escolar para a poupança e preservação deste bem essencial, que é de todos. Foi com entusiasmo e empenho que os nossos alunos se dedicaram a esta tarefa ao longo da semana.

O resultado final são 18 dicas, expostas no átrio da nossa escola e organizadas neste e-book, que todos nós podemos pôr em prática e que certamente vão contribuir para cuidar do nosso planeta.

Um mundo melhor começa em cada um de nós!
   
Dia Nacional da Água





Projeto - "As Bicicletas na Escola"


A escola constitui um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da Cidadania. Sendo as diferentes dimensões da educação para a Cidadania os temas transversais à sociedade, a sua inserção no currículo requer uma abordagem transversal, tanto nas áreas disciplinares e disciplinas como em atividades e projetos (Estratégia de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento de Escola, 2019/20).
Conscientes da importância desta abordagem, os docentes do 1º ano, em colaboração e numa óptica transversal com a Biblioteca Escolar, estão a desenvolver, ao longo do ano, um projecto "Bicicletas na Escola", assente numa lógica de participação e de corresponsabilização que  pressupõe o  envolvimento  ativo do currículo, cultura de escola e comunidade.
Detém-se como objectivo a construção sólida da formação humanística dos alunos, para que estes assumam a sua cidadania garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos.







Dia Mundial da Alimentação - 3º e 4º anos

Comemorar o Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para relembrar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. 
Conscientes desta realidade, a Biblioteca Escolar organizou uma sessão sobre alimentação, dinamizada pelo Centro de Saúde, Enfermeira Dina Bernardino e Enfermeira Maria João Mendes, direcionada para os alunos do 3º e 4º ano, dos Professores Andresa Vieira, Susana Alves Nuno Martins e Margarida Santana.
Foi abordado a importância da alimentação da criança ser variada, integrando alimentos que proporcionem os nutrientes necessários em proporção e quantidade adequadas. Tal situação verifica-se fundamental, na medida em que a nutrição afeta o desenvolvimento intelectual e consequentemente a capacidade de aprender, pelo que uma dieta saudável poderá ajudar as crianças a atingirem todo o seu potencial para a aprendizagem.
Conscientes desta realidade a “Dieta Mediterrânea” é  já uma realidade no dia a dia do nosso Centro Escolar.











O Halloween no Centro Escolar Salgueiro Maia

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro.

Os símbolos deste dia são as abóboras, as bruxas, as aranhas, os morcegos e as velas. O Dia das Bruxas é celebrado um pouco por todo o mundo...


Este ano para comemorar o "Dia das Bruxas", a equipa da Biblioteca Escolar e a Coordenadora, propuseram um concurso de "Bruxas, chapéus… ", feitos com a reutilização de materiais, tendo em conta que o Centro Escolar é candidato ao concurso eco-escolas. Para isso, pedimos a colaboração das famílias na elaboração desses trabalhos, que devidamente identificados os entregaram na biblioteca escolar.
Rececionamos uma panóplia de excelentíssimos trabalhos, que foram analisados por um júri que teve em conta a criatividade, a inovação e a utilização de materiais reciclados.

A classificação dos trabalhos do Jardim de Infância foi a seguinte:
1º lugar – Rita Coelho – Turma 39 (Educadora Madalena Vassalo);
2º lugar – Catarina Correia – Turma 39 (Educadora Madalena Vassalo);
3º lugar – Gonçalo Ricardo – Turma 40 (Educadora Sandra Alves);
3º lugar - Gonçalo Cordeiro - Turma 41 (Educadora Teresa Oliveira).
  
A classificação dos trabalhos dos alunos do 1º ciclo foi a seguinte:
1º lugar – Tomás Teixeira – Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro);
2º lugar – Letícia Calvário – Turma 14 (Professora Margarida Santana);
3º lugar – Matilde Batista – Turma 12 (Professora Susana da Bernarda).

Todos os participantes irão receber uma pequena lembrança e um diploma de participação.

Agradecemos a todos os alunos, professores e encarregados de educação a maravilhosa participação neste concurso.









Centro Escolar Salgueiro Maia a participar no Programa Eco-Escolas 2019/2020 

O Centro Escolar Salgueiro Maia encontra-se a participar no Programa Eco-Escolas 2019/2020 



No dia seis de dezembro realizou-se, na biblioteca escolar, a primeira reunião do conselho Eco-Escolas do Agrupamento Sá da Bandeira – Centro Escolar Salgueiro Maia. A reunião contou com a presença das Presidentes - Coordenadoras do Programa, Representante do Órgão de Gestão, Assessora da Biblioteca, Representantes dos Professores do 1º Ciclo/Jardim de Infância, Representantes dos Alunos, Representante do Pessoal Não Docente, Representante dos Encarregados de Educação e Representante da Autarquia.
A reunião teve início com a apresentação do conselho Eco-Escola ao que se seguiu a apresentação da avaliação da auditoria ambiental. Perante a identificação das situações problemáticas foram discutidas ideias e estratégias de resolução das mesmas, tendo a comissão definindo o Plano de ação do Programa Eco-Escolas.
Foi excelente a participação de todos o que indicia um grande caminho na implementação deste projeto. 








Atividades de construção de Ecopontos

No âmbito do programa eco-escolas foram desenvolvidas na biblioteca escolar as temáticas da recolha seletiva do lixo e da sua importância para a preservação do nosso planeta terra. Iniciou-se posteriormente a construção de cartazes elucidativos dos eco-pontos a fim de serem colocados no painel eco-escolas. Realizaram-se paralelamente jogos de associação às cores e respetivos conteúdos dos contentores para consolidar as aprendizagens.
As crianças interagiram e adquiriram os conteúdos trabalhados. Aderiram à atividade de contrução do ecoponto de modo entusiasta e eficaz.
Foram momentos de muita emoção, sociabilidade, partilha e aprendizagem!!!









Ação de formação sobre a importância de uma boa alimentação

A Biblioteca Escolar organizou uma sessão sobre alimentação, dinamizada pelo Centro de Saúde, Enfermeira Dina Bernardino e Enfermeira Maria João Mendes, direcionada para os alunos dos 1º e 2º anos, das turmas 8/9/10/11, dos Professores Paula Mesquita, Adelina Rodrigues, Sandra Salgueiro e Cristina Lucas, respetivamente. 
A importância desta abordagem prende-se com o crescente número de casos de jovens que cometem erros alimentares, comprometendo a sua saúde. Estas aprendizagens conhecidas e compreendidas nestas idades são muito importantes pois pretendem assegurar o êxito futuro de hábitos alimentares saudáveis, salvaguardando a saúde das gerações mais novas.






Montado à Rolha

O 1º Ciclo, do Centro Escolar Salgueiro Maia, recebeu nos dias 19 e 20 de janeiro ações de informação e sensibilização ambiental. Esta iniciativa insere-se no projeto “Oferta de Recursos Educativos”, da Câmara Municipal de Santarém.
Este projeto tem como objetivo despertar o interesse da comunidade escolar pela floresta autóctone, dando a conhecer o ecossistema do montado de sobro e a importância da exploração da cortiça e da sua conservação.
A cortiça é um material reciclável. As rolhas de cortiça podem ser trituradas e reutilizadas noutras aplicações e produtos amigos do Ambiente. Com a cortiça é possível fazer muitos produtos, como: malas, chapéus, bolas de futebol, sapatos, chinelos ou peças decorativas. A cortiça é também utilizada na construção civil, na indústria aeroespacial, na indústria automóvel e o desperdício da matéria utilizado como biomassa para a produção de eletricidade.
O nosso Centro Escolar foi convidado a participar no desafio “Rolha a Rolha”, que tem por objetivo a recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. Neste sentido, foram distribuídos pelas várias salas de aula uma caixa para a recolha das referidas rolhas.
Esta ação insere-se nos objetivos propostos no programa eco-escola. 









Resitejo promove ação de sensibilização

Decorreram na biblioteca, do Centro Escolar Salgueiro Maia, ações de informação e sensibilização, dinamizadas pela Resitejo, direccionada às crianças que como adultos de amanhã poderão desempenhar um papel fundamental a nível da sustentabilidade do Planeta. Pretendeu-se assim a promoção de práticas que visam a separação dos resíduos.
Sustentabilidade, o binómio resíduo-recurso, a política dos 5 R’s (Responsabilidade, Redução, Reutilização, Reciclagem, Revolução), a importância de se separar mais e melhor e sempre as embalagens, visando uma maior consciência consciência ambiental direcionada para uma mudança de comportamentos, foram alguns dos conceitos abordados.
Foi apresentado a evolução do sistema de gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU’s) levado a cabo pela Resitejo, e a Drª Catarina Lobato desmistificou ainda mitos e boatos apresentados por alunos e professores.
Esta iniciativa decorreu no âmbito do programa Eco-escolas. 

A comunidade educativa ficou assim mais sensibilizada para a importância que o gesto da separação dos resíduos tem para o nosso bem-estar e para o equilíbrio do meio ambiente.













Auditoria Ambiental - Programa Eco-Escolas

No âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, iniciamos a Auditoria Ambiental através da realização de um inquérito aos alunos, que permite o apuramento estatístico da perfomance da escola nos diversos Temas.  
Com a implementação deste programa, detemos como objetivo a formação integral dos nossos alunos e o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável.



Importante desafio - Eco Escolas Fica Em Casa - Desafio 

"O Pai é EcoFixe!"



O nosso Centro Escolar encontra-se a participar no Projeto Eco-Escolas.

Neste sentido, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAEpropõe a atividade "O Pai é EcoFixe".  

O desafio consiste em construir um brinquedo ou jogo em família, recorrendo a materiais que tenham em casa e possam reutilizar ou reciclar. O objetivo é partilhar, durante, ou depois do Dia do Pai. De 19 a 22 de março.
Apresenta-se como exemplo e inspiração a construção de matraquilhos.

Qualquer pai e filho/filha podem participar apesar do desafio ter sido pensado para os mais jovens. 

Para participar devem:
1.Tirar 4 fotografias durante a construção do brinquedo /jogo. Opcionalmente podem também juntar um video até 1 minuto do pai e filho(a) a brincar/jogar.
2. Publicar, usando os hashtags
#EcoEscolasFicaEmCasa  #PaiEcoFixe  e colocando o tag de @ecoescolas no Facebook  ou @ecoescolas_pt no Instagram.

Todas as famílias podem participar.
A ABAE dará depois destaque na página Eco-Escolas às propostas mais criativas.

Dia do Pai / O Pai é EcoFixe! (Eco-EScolas, 2020).





Eco Escolas Fica Em Casa - Desafio "O Pai é EcoFixe!"

O nosso Centro Escolar encontra-se a participar no Projeto Eco-Escolas.

Neste sentido, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAEpropõs a atividade "O Pai é EcoFixe" (Eco-EScolas, 2020).  

As famílias dos nossos alunos participaram de uma forma bastante significativa demonstrando grande empenho. Parabéns a todos os Pais pelo excelente trabalho!


Tradicional "Jogo do Galo"
Manuel-turma41 (Educ. Teresa); Francisco-turma38 (Educ. Judite)

Carrinho de rolamentos
Santiago- Turma 8 (Professora Paula Mesquita)


Docente Rita Escudeiro, com o seu filho João Francisco (T21) 




Laura- Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)


Mariana- Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)


Francisca Felício- Turma 13 (Professor Nuno Martins)


Francisco- Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)


Santiago- Turma 8 (Professora Paula Mesquita)


Felipe- Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)


Aluna- Turma 9 (Professora Adelina Rodrigues)


Dá asas à Primavera  #EcoEscolasFicaEmCasa


EcoEscolas - O desafio desta semana pretende trazer um pouco da primavera para dentro de casa - Construção de um pássaro em Origami, decorá-lo e tirar uma fotografia dele à janela.




As famílias dos nossos alunos participaram de uma forma bastante significativa demonstrando grande empenho. Parabéns a todos os Pais pelo excelente trabalho!



Diana Costa e Felipe - Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)

Francisca e Isa Sargaço - Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)

João Vacas e Leonor Mendes - Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)

Luísa Carvalhal - Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro); Manuel, da turma 41 (Educ. Teresa) e Francisco, da turma 38 (Educ. Judite)

Margarida Teixeira e Maria Leonor - Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)

Pedro e Vasco - Turma 10 (Professora Sandra Salgueiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário