quarta-feira, 5 de maio de 2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa - Turma 7, turma 10 e turma 12

Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A RBE convidou as bibliotecas escolares a associarem-se a esta comemoração. A nível do 1º ciclo do Ensino Básico foi proposta a atividade PORTUGUÊS: MAPA DE HISTÓRIAS.

De entre um conjunto de obras literárias da lusofonia, disponibilizado pela biblioteca, os alunos foram convidados a escolher uma obra, registar num mapa a origem do respetivo autor, com a capa correspondente, selecionar um excerto e gravar a leitura desse excerto.

Os alunos da turma 7, da Professora Andresa Vieira, participaram com a obra “Versos de Cacaracá”, de António Manuel Couto Viana, autor de nacionalidade Portuguesa e com a obra “A girafa que comia estrelas, do autor José Eduardo Agualusa, do autor de nacionalidade Angolana. Os alunos da turma 10, da Professora Sandra Salgueiro participaram com a obra “A menina das cinco tranças”, do autor Ondjaki, de nacionalidade Angolana. A turma 12, da Professora Susana da Bernarda, participaram com a obra “O Beijo da Palavrinha”, do autor Mia Couto, de nacionalidade Moçambicana.

A biblioteca agregou os trabalhos produzidos pelos alunos e partilhou-os com recurso à ferramenta digital Youtube.

A biblioteca agradece aos alunos participantes e aos seus respetivos professores a participação no referido concurso com excelentes trabalhos.

  •   

1 comentário: