quarta-feira, 19 de maio de 2021

Programa ColorADD.Social nas Escolas

No dia 19 de março desenvolveu-se na escola o "Programa ColorADD.Social nas Escolas", em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, destinada aos alunos do 3ºano, turma 10 da Professora Sandra Salgueiro e turma 11, da Professora Cristina Lucas.

ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos. O Daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação de condição hereditária, que é transmitida através do cromossoma X. Cria ao daltónico grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional. 

Desenvolvido por Miguel Neivadesigner gráfico português e professor da Universidade do Minho, o projeto ColorAdd procura ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população  masculina mundial. Este código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (cianomagenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes (Wikipédia).

Na atividade as crianças aprenderam os códigos ColorADD (adição de cores), correspondentes a cada cor,  efetuaram o rastreio visual e realizaram algumas atividades práticas.

No final, tiveram direito a um caderno, um estojo de lápis de cor e a uns óculos da ColorADD.

Esta atividade que reforçou a aposta em matéria de educação e de igualdade social, contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Drª Inês Barroso e o Dr. Emanuel e das várias entidades ligadas à educação, a Diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Drª Adélia Esteves e a assessora Drª Maria José Cordeiro.





Sem comentários:

Enviar um comentário