quarta-feira, 3 de março de 2021

CONCURSO ESCOLAS CLIMA EXTREMO - UMA AMEAÇA GLOBAL


O concurso CLIMA EXTREMO – UMA AMEAÇA GLOBAL é uma iniciativa do Jardim Zoológico (JZ), em parceria com DIRECÃO GERAL DE EDUCAÇÃO (DGE) e com a ABAE através do Programa ECO ESCOLAS.

 

OBJETIVOS 

Sensibilização das crianças e dos jovens para medidas concretas de consciencialização sobre alterações climáticas, mediante a realização de trabalhos centrados nessa temática.


TRABALHOS A CONCURSO 

Os trabalhos podem ser realizados em todas as áreas/disciplinas, numa perspetiva de integração de saberes, através da realização ações de sensibilização dirigidas à comunidade que utilizem diferentes técnicas, ferramentas e materiais que possam ser reciclados /ou reutilizados. Os trabalhos deverão mobilizar a comunidade escolar para os impactos das alterações climáticas, incentivando à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta, através da mudança de comportamentos.


NATUREZA E FORMATO DOS TRABALHOS

O desafio centra-se em que sejam apresentadas ações de resolução (em vídeo) de um problema sobre o clima, utilizando diversos tipos de apresentações: Informativa, Demonstrativa, Persuasiva ou Inspiradora. 

Todo o processo deverá ser descrito na memória descritiva e apresentado em formato digital, desde a sua conceção, ao seu desenvolvimento e criação. 


Esta apresentação deverá ser enviada através de link do Youtube. 

Os vídeos não deverão exceder os 3mn cada, sob a forma de ficheiro (avi ou mov) PAL, HD ou full HD, com compressão que assegure qualidade e deverão ser enviados através de link do YouTube. Não se aceitarão filmes sob a forma de DVD vídeo, nem slide show. 


CONDIÇÕES DE CANDIDATURA 

Para poderem participar neste concurso, os interessados devem observar as seguintes condições de participação: 

5.1. as candidaturas não são individuais; 

5.2. cada candidatura é constituída por um grupo criado, no máximo por 6 alunos/as, tendo um(a) educador(a) ou professor(a) como responsável; 

5.3. cada candidatura só poderá concorrer com um trabalho; 

5.4. Cada escola só poderá apresentar até 10 candidaturas por cada categoria. 


1ª Categoria – Educação Pré-Escolar 

2ª Categoria – 1º Ciclo do Ensino Básico 

Sem comentários:

Enviar um comentário