sexta-feira, 22 de maio de 2020

Importância do Google Chrome na educação

Sabia que pode tirar partido do Google Chrome adicionando-lhe extensões?
Extensões são pequenas aplicações que facilitam a navegação na web tornando a experiência mais segura e produtiva. 

Como adicionar as extensões?
As extensões são instaladas a partir da Chrome Web Store. Aí encontra as extensões que recomendamos abaixo.
Ao clicar em cada uma delas, tem acesso a todas as informações sobre a extensão, bem como às opiniões dos utilizadores.
Basta clicar em “Instalar”, botão localizado no canto superior direito, e “Adicionar”. A instalação ficará concluída. Com um clique pode usá-la.
store.png
Quatro extensões que facilitam o trabalho de professores e estudantes:
1. Cite This for Me, para citar páginas web com um clique. 
cite.png
Esta extensão pode promover o respeito pelos direitos de autor e pode ser pretexto para tornar claro, ao estudante, como se passa da informação ao conhecimento.
É o utilizador que escolhe a norma de citação de fontes que quer utilizar.
Cite.png
O "Cite this for me" reconhece automaticamente as etiquetas de autor, título, data e URL. Basta copiar e colar a citação ou exportá-la para citethisforme.com para uma melhor gestão.

2. Google Tradutor para traduzir as páginas web enquanto navega na Internet. Esta extensão, como as demais, instala um ícone no canto superior do navegador. Deteta automaticamente o idioma e com um clique faz a tradução para a nossa língua. Quebra barreiras linguísticas, coloca o mundo ao nosso alcance.
translator.png
3. Screencastify para a criação, em vídeo, de conteúdos educativos ou de tutoriais. Grava tudo o que acontece no écran (o som e a imagem).
No atual paradigma de ensino a distância, esta extensão torna-se de extrema importância, para educadores e estudantes. Está limitada a 5 minutos, tempo considerado adequado para um tutorial, explicação ou até apresentação de uma atividade. 
4. Save to Pocket, para guardar documentos da web, que queremos ler ou consultar mais tarde.
Funciona em todos os dispositivos móveis e no seu computador. Coloca tudo o que guarda de forma organizada, na sua conta. Permite, a um tempo, a leitura fácil e a partilha. Excente ferramenta para fazer curadoria de conteúdos. Útil para educadores e estudantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário