terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Concurso Nacional de Leitura 12ª Edição

O Concurso Nacional de Leitura (CNL), na sua 12ª Edição, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL 2017) a que se associam a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Instituto Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGEEPE) e a RTP.

Na atual edição, o universo de ação foi alargado a todos os níveis de ensino básico e secundário. Assim, o CNL 12ª Ed. 2017/2018 passa a ser dirigido aos alunos do 1º/2º/3º Ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Secundário.

Segundo o regulamento, o objetivo central deste concurso é "estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral".

O primeiro momento decorrerá nas escolas no dia 08 de fevereiro, em que os alunos inscritos realizarão uma prova escrita sobre a obras literárias escolhidas previamente e que são do conhecimento público.



Livros seleccionados para  1º ciclo, do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira:


História com Recadinho - Luísa da Costa, Asa.




Sinopse


A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!


Partilhamos convosco algumas páginas deste livro magnífico.

Publish at Calameo


O Espantalho Enamorado Guido Visconti, VISCONTI, GUIDO E GIOVANNA OSE, Giovanna Osellame, Livros Horizonte. 


Sinopse
O Espantalho Gustavo está apaixonado por uma menina-espantalho que se chama Amélia, e sonha um dia juntar-se a ela no cimo da colina. Como o amor triunfa sempre, quem sabe se conseguirá...

Partilhamos convosco algumas páginas deste livro magnífico.


Sem comentários:

Enviar um comentário