quinta-feira, 14 de maio de 2015

Menção Honrosa - Sessão de atribuição de prémios

Os alunos da Turma 10, do Centro Escolar Salgueiro Maia, foram  distinguidos, pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, no Concurso “Imagens Contra a Corrupção”. 

Quando foram chamados para receberem os prémios, um grupo de três alunos fez uma pequena encenação onde testemunhou como desenvolveu o trabalho e o que aprenderam/ganharam com a exploração do tema. Após a representação foram muitos os aplausos que receberam!...






Os Concursos são uma iniciativa do Conselho de Prevenção da Corrupção, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Escola Superior de Comunicação Social e contou com a presença de Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência. 


Os Concursos envolvem alunos e professores do 4º ano do 1º ciclo, do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário. Todos são chamados a refletir sobre a sociedade e a corrupção e a traduzir essa reflexão através das artes plásticas e vídeo. 


Guilherme d'Oliveira Martins, Presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção explicou que a «corrupção começa num pequeno favor depois pode conduzir a um crime» e neste concurso «o entusiasmo que recebemos por parte das escolas e a grande qualidade dos trabalhos apresentados é algo de particularmente importante».


Uma iniciativa que, afirmou Guilherme Oliveira Martins, tem como mensagem «fundamentalmente que o combate à corrupção e a prevenção na corrupção tem a ver com todos. Quando alguém pela indiferença pactua com um ato ilícito de natureza corruptiva, esse alguém pela indiferença está a colaborar».


«É por isso que a grande mensagem que encontramos em todos os trabalhos é justamente esta: evitar a indiferença e garantir que todos possam denunciando, encontrando provas, contrariando todas as manifestações que levem à corrupção. Todos têm uma palavra a dizer», afirmou o Presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário