PATRONO

O Tenente-coronel Fernando José Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, filho de Francisco da Luz Maia e de Francisca Silvério Salgueiro no dia 1 de julho de 1944.

No dia 25 de abril de 1974, comandou a mais poderosa força dos militares revoltosos, a coluna militar que saiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço, e fazendo frente às forças do Regime que aí se concentraram. Horas mais tarde, comanda o cerco ao Quartel do Carmo, que termina com a rendição de Marcelo Caetano. Após a entrega do chefe do governo destituído monta a guarda na Cova da Moura aos dirigentes saídos da Revolução: a Junta de Salvação Nacional. No dia seguinte, regressa ao seu lugar na Escola Prática de Santarém. 

Foi membro ativo da Assembleia do MFA, durante os governos provisórios, mas não aceitou qualquer cargo político no pós 25 de abril. 

Faleceu em Santarém, a 3 de abril de 1992, vítima de cancro.


Notícia do Expresso
Wikipedia

5 comentários:

  1. E agora falta o dia da crinça para fazer e publicar se for igual ao outros trabalhos bonitos vou enviar um comentário 5 estrelas

    ResponderEliminar
  2. O dia da criança do centro escolar salgueiro maia foi muito divertido , adorei ,também 5 estrelas

    ResponderEliminar