sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Dia 06 de março - Encontro com o escritor Pedro Seromenho

É já no próximo dia 06 de março  que vamos receber o escritor e ilustrador Pedro Seromenho no Centro Escolar Salgueiro Maia.
A vinda do escritor à nossa escola é para todos motivo de orgulho e alegria!... É também um acontecimento que deve merecer de todos nós uma atenção especial. 
Neste encontro o escritor e ilustrador irá encantar a pequenada com o seu habitual dinamismo e carisma e, claro, alguma magia!);

E há autógrafos!!!

Até lá podes adquirir um dos livros que já temos ao teu dispor na Biblioteca!!!!


Algumas obras de Pedro Seromenho

SINOPSE
Quando era criança, achava que o meu avô era um super-herói!
Ficava a vê-lo a cortar uma laranja como se fosse um ninja.
Ou a escalar uma falésia como se fosse o homem-aranha.
Mas, agora que sou adulto, já não acho que seja um super-herói.
Tenho a certeza que é.

Título: 
O Meu Avô Consegue Voar!
Autor: Pedro Seromenho
Editora: Paleta de Letras





Sinopse:  
Ela nasceu casinha. E sempre que a primavera a visitava, o seu regaço florescia.Mas quando as pessoas chegaram, a saia verde que ela vestia começou a transformar-se.
As casas espreguiçaram-se, as ruas alargaram-se e as janelas entreabriram-se com o sopro das histórias que moravam dentro.
Numa das janelas havia um menino que passava as tardes inteiras a conversar com a sua amiga. Até ao dia em que ele teve de partir.
Título: 
A Cidade que queria viver no Campo
Autor: Pedro Seromenho
Editora: Paleta de Letras



Sinopse:
Era uma vez uma ervilha que vivia num canto da cozinha da avó.
Ficara esquecida, num prato quase vazio e sentia-se velha, dura e sozinha.
- Se é para ficar aqui quieta e aborrecida, mais vale ser engolida!
Entra com ela nesta aventura, agarra-te ao BOLO ALIMENTAR e fica a saber o que o gigante FÍGADO anda a preparar! É uma história divertida com um final surpreendente!

Título: A Nascente de Tinta
Autor: Pedro Seromenho
Editora: Paleta de Letras




Sinopse:
Queres saber porque é que o dinossauro, a toupeira, o papagaio e muitas outras criaturas não podem conduzir?!
Então entra neste livro e deixa-te guiar por um mundo divertido de animais que parecem pessoas reais. Sem regras nem sinais as estradas são uma selva e os perigos muitos mais. Boa viagem... em segurança!


Título: Porque é que os animais não conduzem?
Autor: Pedro Seromenho
Editora: Paleta de Letras





SINOPSE

Era uma vez uma garrafa partida no coração que se chamava Maria Botelha. Sentia-se velha, cansada e vazia até que, um dia, alguém pegou nela e levou-a até um vidrão. Assim começa a sua viagem pelo mundo da reciclagem onde fica a conhecer a Rita Cola, a Rosa Cheirosa e o Zé Tinto. Esta será uma aventura inesquecível!
Título: Maria Botelha a Garrafa Aventureira
Autor: Pedro Seromenho

Editora: Paleta de Letras





SINOPSE
Poderão personagens de papel e cartão viver uma história de amor e paixão? Esta é a pergunta que atormenta a Felismina Cartolina e o João Papelão. Filhos de reis inimigos, recorrem aos amigos (quadrículas, mapa e irmãos fotocópia) para encontrarem uma resposta. Entra neste livro, viaja e descobre!
Título: Felismina Cartolina e João Papelão
Autor: Pedro Seromenho
Editora: Paleta de Letras





SINOPSE
Era uma vez um circo onde os leões mecânicos, os trapezistas flutuantes e os cuspidores de fogo faziam, por assim dizer, um espectáculo de outro mundo! Ficava no planeta Bateria, onde todos funcionavam a pilhas excepto o palhaço Avaria. Certo dia, as luzes apagaram-se, a música parou e o circo acabou! O que terá acontecido?
Título: O Palhaço Avaria
Autor: Pedro Seromenho


Editora: Paleta de Letras



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Dia dos Afetos no 1º ciclo - Projeto da Ajudaris - "Compartilharte"

No dia 14 de fevereiro comemorou-se o Dia dos Afetos, no Centro Escolar Salgueiro Maia. 
Dentro desta temática, as professoras dos 2º e 3º anos participaram no Projeto da Ajudaris "Compartilharte", onde as crianças foram convidadas a ilustrarem postais e a construírem um coração em Origami. Este projeto simboliza e incentiva a "partilha de afetos, valores e emoções".
Foi excelente a participação dos alunos tendo resultado em magníficos trabalhos.

  Turma 10 - 2º Ano - Professora Sandra Salgueiro
  Turma 10 - 2º Ano - Professora Sandra Salgueiro
  Turma 10 - 2º Ano - Professora Sandra Salgueiro

 Turma 11 - 2º Ano - Professora Cristina Lucas
 
 Turma 11 - 2º Ano - Professora Cristina Lucas

Turma 7 - 3º Ano - Professora Andresa Vieira

Turma 12 - 3º Ano - Professora Susana da Bernarda
Turma 12 - 3º Ano - Professora Susana da Bernarda

Resitejo promove ação de sensibilização

Decorreram na biblioteca, do Centro Escolar Salgueiro Maia, ações de informação e sensibilização, dinamizadas pela Resitejo, direccionada às crianças que como adultos de amanhã poderão desempenhar um papel fundamental a nível da sustentabilidade do Planeta. Pretendeu-se assim a promoção de práticas que visam a separação dos resíduos.
Sustentabilidade, o binómio resíduo-recurso, a política dos 5 R’s (Responsabilidade, Redução, Reutilização, Reciclagem, Revolução), a importância de se separar mais e melhor e sempre as embalagens, visando uma maior consciência consciência ambiental direcionada para uma mudança de comportamentos, foram alguns dos conceitos abordados.
Foi apresentado a evolução do sistema de gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU’s) levado a cabo pela Resitejo, e a Drª Catarina Lobato desmistificou ainda mitos e boatos apresentados por alunos e professores.
Esta iniciativa decorreu no âmbito do programa Eco-escolas. 

A comunidade educativa ficou assim mais sensibilizada para a importância que o gesto da separação dos resíduos tem para o nosso bem-estar e para o equilíbrio do meio ambiente.













terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Pesquisa e apoio à turma 12 no Projeto MAIA

A biblioteca tem colaborado com o trabalho desenvolvido pelos alunos da turma 12, no projeto "MAIA" (sigla de movimento, abelhas, indispensáveis e ambiente). Este projeto visa o estudo das abelhas enquanto comunidade sustentável nos sub-temas "O ciclo de vida da abelha" e "A vida das abelhas em comunidade".
Os alunos têm desenvolvido pesquisa na sala de informática, têm organizado a pesquisa, em trabalho de grupo, no espaço da biblioteca com o objetivo de divulgarem os conhecimentos adquiridos.
  
 
 


Saúde Oral - Projeto "Escovar na Escola"

A sessão de lavagem dos dentes, no âmbito do projecto “Escovar na Escola”, já começou em todas as turmas do Centro Escolar, desde o Jardim de Infância ao 1º ciclo, no início do período. A escovagem dos dentes é feita sob a supervisão de auxiliares de educação, de forma a permitir uma escovagem mais correta e eficaz.
No entanto, para relembrar alguns dos cuidados a ter e a forma como devemos proceder para uma lavagem correta e eficaz, a Higienista Oral Ângela Isaque, a estagiária Carolina Aidos e o médico o Doutor Fábio, no âmbito da Saúde Pública,  estiveram presentes na Biblioteca do Centro Escolar Salgueiro Maia, no dia 14 de fevereiro. No dia em que se comemorou o "Dia dos Afetos" torna-se fundamental salientar a importância da lavagem dos dentes para se conseguir ter um "sorriso bonito".
No final da sessão os alunos sentiram-se ainda mais sensibilizados e motivados para a importância da lavarem os dentes na escola.

Escovar os dentes é um ato fundamental para o controlo da cárie dentária e das doenças gengivais. Nas escolas, para além de se aprender a ler, a contar e muito mais, também se aprende a ter saúde.

Os docentes e alunos do Centro Escolar agradecem à Higienista Oral todo o empenho e dedicação. 







Dia da Internet Segura

Dia Internacional da Internet Segura celebra-se a 11 de fevereiro em 2020 com o tema "Juntos por uma Internet melhor".
Este dia mundial da internet segura comemora-se todos os anos em fevereiro, com o objetivo de promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.
Neste sentido, ao longo desta semana e tendo como missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida na Internet e dos dispositivos móveis, foram disponibilizados conteúdos e recursos educativos digitais a todos os alunos.

Os alunos foram colocados perante vários desafios, propostos pela plataforma da Seguranet, participaram de forma ativa em vários jogos, quer individualmente quer mesmo em grupo. O empenho e a participação foi bastante significativa. 







sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal

A Fase Municipal do 14ª Concurso Nacional de Leitura aconteceu na passada sexta-feira (07 de fevereiro) na Biblioteca Municipal de Santarém. O nosso Agrupamento de Escolas contou com a participação de 9 alunos, dos 1º, 2º e 3º ciclo de escolaridade.
O 1º ciclo esteve representado pelos seguintes alunos: 

3º ano
- Carolina Sofia Pereira Coelho – Centro Escolar Salgueiro Maia.
-Valentim Duarte Mendes Lobo Nunes da Silva – Escola Básica da Romeira.

4º ano
- Catarina Vladimirovna Zheltukhina – Centro Escolar Salgueiro Maia.

Para poderem realizar a prova os alunos tiveram de ler a obra "O Morcego Bibliotecário", de Carmen Zita Ferreira. A prova consistiu na leitura em voz alta, de uma passagem do livro, e de resposta a uma questão, realizada por cada um dos três elementos do júri.
Os nossos alunos tiveram uma prestação muito boa, tendo sido apurados para a Fase Intermunicipal do Concurso, a realizar no dia 25 de março na Golegã,  a Carolina Sofia Pereira Coelho, do Centro Escolar Salgueiro Maia, e o Valentim Duarte Mendes Lobo Nunes da Silva, da Escola Básica da Romeira.

A equipa da biblioteca escolar agradece a todos os participantes o tempo que dedicaram ao estudo da obra e aos professores e encarregados de educação que deram o seu apoio na concretização desta atividade.
Bem Hajam!





Montado à Rolha

O 1º Ciclo, do Centro Escolar Salgueiro Maia, recebeu nos dias 19 e 20 de janeiro ações de informação e sensibilização ambiental. Esta iniciativa insere-se no projeto “Oferta de Recursos Educativos”, da Câmara Municipal de Santarém.
Este projeto tem como objetivo despertar o interesse da comunidade escolar pela floresta autóctone, dando a conhecer o ecossistema do montado de sobro e a importância da exploração da cortiça e da sua conservação.
A cortiça é um material reciclável. As rolhas de cortiça podem ser trituradas e reutilizadas noutras aplicações e produtos amigos do Ambiente. Com a cortiça é possível fazer muitos produtos, como: malas, chapéus, bolas de futebol, sapatos, chinelos ou peças decorativas. A cortiça é também utilizada na construção civil, na indústria aeroespacial, na indústria automóvel e o desperdício da matéria utilizado como biomassa para a produção de eletricidade.
O nosso Centro Escolar foi convidado a participar no desafio “Rolha a Rolha”, que tem por objetivo a recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. Neste sentido, foram distribuídos pelas várias salas de aula uma caixa para a recolha das referidas rolhas.
Esta ação insere-se nos objetivos propostos no programa eco-escola.