quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Sugestões de livros no Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

A 11 de fevereiro assinala-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, criado pelas Nações Unidas, que pretende lembrar-nos de algo muito importante: as mulheres, as raparigas e as meninas têm todas um lugar na ciência

Em 2015, a Assembleia das Nações Unidas concordou que o 11 de fevereiro deveria ser um dia especial que recordasse a toda a gente que a ciência não tem género, que tanto rapazes como raparigas, mulheres como homens, podem ser cientistas. E há muitas célebres e importantes cientistas em todo o mundo – das astrofísica à medicina.

As sugestões de livros que aqui te deixamos são um conjunto de obras com personagens destemidas e uma mensagem muito importante, que também é uma resposta: «Sim, as mulheres também podem ser cientistas».

1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos

As Mulheres e os Homens
Equipo Plantel (texto) e Luci Gutiérrez (ilustração)
Orfeu Negro

Um livro que te vai ajudar a perceber um pouco mais sobre a igualdade, sem casca para descascar, sem espinhas! Uma obra direta e importante que não te vai deixar indiferente àquilo que é a igualdade entre o género feminino e masculino, isto é, a igualdade entre rapazes e raparigas. Apesar de sermos muito diferentes, somos muito iguais, pois quando falamos de direitos humanos, eles não se aplicam apenas a um dos géneros mas a todos.

As Cientistas: 52 Mulheres Intrépidas Que Mudaram o Mundo
Rachel Ignotofsky (texto e ilustração)
Bertrand Editora

As cientistas são 52 e neste grande grupo de mulheres originárias de todos os cantos do mundo, encontramos Branca Edmée Marques, uma investigadora do século passado que estudou Física e Química com uma das mais importantes cientistas da sua época: Marie Curie. Com este livro vais ficar a conhecer o nome e o trabalho que muitas destas mulheres fizeram, e como ele ajudou à evolução científica.

(https://visao.sapo.pt/visaojunior/2021-02-11-sugestoes-de-livros-no-dia-internacional-das-mulheres-e-raparigas-na-ciencia/?fbclid=IwAR0d-NXJ7M4SUAQ-h9RPfJkLKnMHgtKounId0X3QoasjdZ81E1Zl4q_VGhs).

Sem comentários:

Enviar um comentário