Os alunos estiveram muito atentos o que demonstrou grande motivação para receberem a escritora.
sexta-feira, 29 de março de 2019
Preparação da receção à Escritora Alice Cardoso - Jardim de Infância e 1º Ciclo
A equipa
da Biblioteca Escolar esteve presente nas várias salas, do Jardim de Infância e
1º Ciclo, para apresentação das obras da escritora Alice
Cardoso.
Os alunos estiveram muito atentos o que demonstrou grande motivação para receberem a escritora.
Os alunos estiveram muito atentos o que demonstrou grande motivação para receberem a escritora.
quarta-feira, 27 de março de 2019
A Ler+Em Família no Jardim de Infância - Turma 40
A encarregada de educação da turma 40, da Educadora Teresa
Rodrigues, presenteou-nos com dois livros. O primeiro livro, "Bicas e
Azul", retrata o valor da amizade, da diferença e da aceitação. O segundo, "Um Dragão em
Brasa", é uma história muito relevante
sobre temperamento, fúrias e a forma como devemos atuar quando precisamos de nos acalmar.
O entusiasmo e interesse demontrados foi notório por parte de
todos os alunos, tendo sido fundamental relembrarem-se a importância destes
valores tão importantes na escola e na nossa sociedade.
domingo, 24 de março de 2019
Escritora Alice Cardoso- Dia 26 de Março
As turmas do Centro Escolar Salgueiro Maia estão a preparar a receção à escritora Alice Cardoso, autora de inúmeras obras para crianças, que será no próximo dia 26 de março, na Biblioteca Escolar.
sexta-feira, 22 de março de 2019
A Ler+Em Família no Jardim de Infância - Turma 38
A Turma 38, da Educadora Madalena Vassalo, assistiu a uma sessão de leitura
dinamizada por uma avó, no dia 22 de Março, que iniciou a atividade com uma canção a
que se seguiu a leitura e exploração da história "O Soldado
João". Esta não é a história de um
guerreiro bravo e invencível, que sonha combater em busca da glória, mas de um rapaz simples, amigo de
todos, que só queria viver em paz. Esta abordagem permitiu tratar a importância
da solidariedade e da amizade na sala de aula tendo também sido ensinada uma
técnica de relaxamento para os alunos colocarem em prática em momentos de
maior stress.
A Ler+Em Família no 1º Ciclo - Turma 9
A encarregada de educação da turma 9, da Professora Adelina Rodrigues, presenteou-nos com a história "O Incrível Rapaz que Comia Livros".
O livro retrata-nos a história do Henrique um menino que adorava livros e que quanto mais livros devorava, mais esperto ficava o que o leva a sonhar a tornar-se a pessoa mais esperta do mundo…
Aborda-se assim a importância da leitura na aquisição do conhecimento e na própria evolução pessoal.
A animação e o entusiasmo foram bastante notórios por parte de todos os alunos, assim como a aprendizagem.
O livro retrata-nos a história do Henrique um menino que adorava livros e que quanto mais livros devorava, mais esperto ficava o que o leva a sonhar a tornar-se a pessoa mais esperta do mundo…
Aborda-se assim a importância da leitura na aquisição do conhecimento e na própria evolução pessoal.
A animação e o entusiasmo foram bastante notórios por parte de todos os alunos, assim como a aprendizagem.
A Ler+Em Família no Jardim de Infância - Turma 40
A biblioteca escolar, no âmbito da "Semana da Leitura", dinamizou a atividade Ler+Em Família convidando os encarregados de educação das várias turmas para realizarem sessões de animação de leitura. Foi uma actividade que despertou grande surpresa e interesse por parte de todos que participaram ativamente e de forma entusiasta...
Com início no dia 18 de março a "Ler+Em Família" irá decorrer até final do período.
A atividade iniciou com uma encarregada de educação da Turma 40, da Educadora Teresa Oliveira, com a apresentação do livro "As aventuras dos gémeos Treetop", de Cressida Cowell.
A atividade iniciou com uma encarregada de educação da Turma 40, da Educadora Teresa Oliveira, com a apresentação do livro "As aventuras dos gémeos Treetop", de Cressida Cowell.
A
sessão terminou com a professora bibliotecária a apresentar os livros da
autora/escritora Alice Cardoso.
domingo, 17 de março de 2019
ColorADD - O Alfabeto das Cores
No dia 13 de março
desenvolveu-se na escola uma acção, em parceria com a Câmara Municipal de
Santarém, destinada aos alunos dos 3º e 4º anos sobre o ColorADD - O Alfabeto
das cores.
ColorAdd é um sistema
de identificação de cores para daltónicos. O
Daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação de condição hereditária, que é
transmitida através do cromossoma X. Cria ao daltónico grandes constrangimentos
ao nível da integração social e profissional.
Desenvolvido
por Miguel Neiva, designer gráfico português e
professor da Universidade do Minho, o projeto ColorAdd
procura ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da pcopulação
masculina mundial. Este código
universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (ciano, magenta e amarelo),
às quais foram acrescentadas o preto e o branco.
Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A
conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as
cores existentes (Wikipédia).
No final da sessão foram distribuídos a todos os alunos uma caixa de lápis e um bloco com a simbologia do ColorADD, oferecidos pela Autarquia.
segunda-feira, 11 de março de 2019
Escritora Alice Cardoso no Centro Escolar Salgueiro Maia
A vinda de um escritor à nossa escola é para todos
motivo de orgulho e alegria!... É também um acontecimento que deve merecer de
todos nós uma atenção especial.
No próximo dia 26 de Março a escritora Alice Cardoso estará
presente na Biblioteca do Centro Escolar Salgueiro Maia para um encontro com as
educadoras/professores e alunos.
Neste encontro, a escritora irá encantar a pequenada com o seu habitual
dinamismo e carisma.
Há autógrafos!
Os livros já se encontram na Biblioteca!
quarta-feira, 6 de março de 2019
Campanha de doação para a PRAVI - Cuidar dos animais
Com o objetivo de despertar a consciência solidária
a Coordenadora do Centro Escolar, em colaboração com a Biblioteca Escolar,
decidiu abraçar mais um projeto de cariz solidário, promovendo uma campanha de
Recolha de Bens alimentares, medicamentos e Agasalhos para Animais.
Os bens angariados serão entregues à PRAVI, que é
uma associação que protege Animais Vítimas de Abandono e
Maus Tratos, a par do desenvolvimento de um programa de Terapia Assistida com
Animais a Crianças e Idosos.
Poderás colaborar colocando à entrada do Centro Escolar, numa
caixa criada para o efeito, alimentos, agasalhos e medicamentos.
Contamos com a colaboração e solidariedade de todos para que em
conjunto possamos “cuidar dos nossos animais”.
"Cuidar dos animais:
Uma responsabilidade de todos!" é o lema que pretendemos transmitir nesta ação de sensibilização para a defesa e proteção dos
animais.
Turma 12 - O Carnaval
Desde há muito que histórias e
lendas encantam as crianças trazendo o sonho, uma lição de vida, uma esperança,
um exemplo de solidariedade.
Dentro da temática o Carnaval, a
professora Susana, da turma 12, esteve presente na biblioteca onde
realizou um trabalho interdisciplinar sobre “A Lenda de Arlequim”. A professora
da turma contou a história, a qual foi ouvida com grande entusiasmo, tendo os
alunos posteriormente feito o reconto escrito. Na área de Matemática
trabalharam os losangos e com o recurso a tecidos, na área de Expressão Plástica, fizeram o fato
do palhaço.
Foi uma atividade muito motivante para todos os alunos.
sexta-feira, 1 de março de 2019
Não metas tudo no mesmo saco! - Resitejo
No dia 27 de fevereiro decorreu na biblioteca escolar uma sessão de
informação e sensibilização, dinamizada pela Resitejo, direccionada às crianças
que como adultos de amanhã poderão fazer a diferença na consciência ecológica
para o bem da sustentabilidade do Planeta. Pretendeu-se assim a promoção de
práticas que visam a separação dos resíduos.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
Concurso Nacional de Leitura Fase Municipal
No dia 25 de fevereiro decorreu a fase municipal do Concurso Nacional de
Leitura, na Biblioteca Municipal de Santarém.
A representar o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
estiveram presentes seis alunos, dois de cada ciclo, que demonstraram bastante
empenho e dedicação com uma excelente participação.
O júri do concurso foi constituído pelo escritor Samuel
Pimenta, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares,
Filomena Rúbio e a pela Bibliotecária Municipal, Luísa Cotrim.
A Câmara Municipal de Santarém, na
pessoa da Senhora Vereadora Inês Barroso, distribuiu lembranças a todos os
participantes.
Foram seleccionados para a fase intermunicipal,
que se irá realizar no dia 23 de abril em Benavente, os seguintes alunos:
1º Ciclo:
- Guilherme - Agrupamento de
Escolas Sá da Bandeira
- Raquel - Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
- Margarida - Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
2º Ciclo:
- Raquel - Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
- Margarida - Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
2º Ciclo:
- Madalena - Agrupamento de
Escolas Sá da Bandeira
- Inês - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Adriana - Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
- Inês - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Adriana - Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
3º Ciclo:
- Rafael - Agrupamento de
Escolas Alexandre Herculano
- Leonor - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Leonor - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Teresa -
Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
A biblioteca escolar agradece a todos os participantes, mas em especial aos alunos Guilherme e Adriana que tão bem representaram o primeiro ciclo, bem como aos docentes e pais/encarregados de educação que os acompanharam neste processo.
A biblioteca escolar agradece a todos os participantes, mas em especial aos alunos Guilherme e Adriana que tão bem representaram o primeiro ciclo, bem como aos docentes e pais/encarregados de educação que os acompanharam neste processo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









































