sexta-feira, 29 de março de 2019

Preparação da receção à Escritora Alice Cardoso - Jardim de Infância e 1º Ciclo

A equipa da Biblioteca Escolar esteve presente nas várias salas, do Jardim de Infância e 1º Ciclo, para apresentação das obras da escritora Alice Cardoso.
Os alunos estiveram muito atentos o que demonstrou grande motivação para receberem a escritora.
  














quarta-feira, 27 de março de 2019

A Ler+Em Família no Jardim de Infância - Turma 40



A encarregada de educação da turma 40, da Educadora Teresa Rodrigues, presenteou-nos com dois livros. O primeiro livro, "Bicas e Azul", retrata o valor da amizade, da diferença e da aceitação. O segundo, "Um Dragão em Brasa", é uma história muito relevante sobre temperamento, fúrias e a forma como devemos atuar quando precisamos de nos acalmar.
O entusiasmo e interesse demontrados foi notório por parte de todos os alunos, tendo sido fundamental relembrarem-se a importância destes valores tão importantes na escola e na nossa sociedade. 




domingo, 24 de março de 2019

Escritora Alice Cardoso- Dia 26 de Março

As turmas do Centro Escolar Salgueiro Maia estão a preparar a receção à escritora Alice Cardoso, autora de inúmeras obras para crianças, que será no próximo dia 26 de março, na Biblioteca Escolar.
Os alunos das várias turmas irão deslocar-se à biblioteca para uma sessão de animação de leitura a que se seguirá uma sessão de autógrafos. 


sexta-feira, 22 de março de 2019

A Ler+Em Família no Jardim de Infância - Turma 38

A Turma 38, da Educadora Madalena Vassalo, assistiu a uma sessão de leitura dinamizada por uma avó, no dia 22 de Março, que iniciou a atividade com uma canção a que se seguiu a leitura e exploração da história "O Soldado João"Esta não é a história de um guerreiro bravo e invencível, que sonha combater em busca da glória, mas de um rapaz simples, amigo de todos, que só queria viver em paz. Esta abordagem permitiu tratar a importância da solidariedade e da amizade na sala de aula tendo também sido ensinada uma técnica de relaxamento para os alunos colocarem em prática em momentos de maior stress.  






A  sessão terminou com a professora bibliotecária a apresentar os livros da autora/escritora Alice Cardoso.


A Ler+Em Família no 1º Ciclo - Turma 9

A encarregada de educação da turma 9, da Professora Adelina Rodrigues, presenteou-nos com a história "O Incrível Rapaz que Comia Livros". 
O livro retrata-nos a história do Henrique um menino que adorava livros e que quanto mais livros devorava, mais esperto ficava o que o leva a sonhar a tornar-se a pessoa mais esperta do mundo…
Aborda-se assim a importância da leitura na aquisição do conhecimento e na própria evolução pessoal.
A animação e o entusiasmo foram bastante notórios por parte de todos os alunos, assim como a aprendizagem.




A Ler+Em Família no Jardim de Infância - Turma 40

A biblioteca escolar, no âmbito da "Semana da Leitura", dinamizou a atividade Ler+Em Família convidando os encarregados de educação das várias turmas para realizarem sessões de animação de leitura. Foi uma actividade que despertou grande surpresa e interesse por parte de todos que participaram ativamente e de forma entusiasta...
Com início no dia 18 de março a "Ler+Em Família" irá decorrer até final do período.

A atividade iniciou com uma encarregada de educação da Turma 40, da Educadora Teresa Oliveira, com a apresentação do livro "As aventuras dos gémeos Treetop", de Cressida Cowell.  



A  sessão terminou com a professora bibliotecária a apresentar os livros da autora/escritora Alice Cardoso.



domingo, 17 de março de 2019

ColorADD - O Alfabeto das Cores


No dia 13 de março desenvolveu-se na escola uma acção, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, destinada aos alunos dos 3º e 4º anos sobre o ColorADD - O Alfabeto das cores. 
ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicosO Daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação de condição hereditária, que é transmitida através do cromossoma X. Cria ao daltónico grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional.
Desenvolvido por Miguel Neivadesigner gráfico português e professor da Universidade do Minho, o projeto ColorAdd procura ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da pcopulação  masculina mundial. Este código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (cianomagenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes (Wikipédia).
O OMB – grupo ótico veio também efetuar o rastreio visual e o rastreio auditivo.
No final da sessão foram distribuídos a todos os alunos uma caixa de lápis e um bloco com a simbologia do ColorADD, oferecidos pela Autarquia.










segunda-feira, 11 de março de 2019

Escritora Alice Cardoso no Centro Escolar Salgueiro Maia

A vinda de um escritor à nossa escola é para todos motivo de orgulho e alegria!... É também um acontecimento que deve merecer de todos nós uma atenção especial. 
No próximo dia 26 de Março a escritora Alice Cardoso estará presente na Biblioteca do Centro Escolar Salgueiro Maia para um encontro com as educadoras/professores e alunos. 
Neste encontro, a escritora irá encantar a pequenada com o seu habitual dinamismo e carisma.
Há autógrafos!
Os livros já se encontram na Biblioteca!




quarta-feira, 6 de março de 2019

Campanha de doação para a PRAVI - Cuidar dos animais

Com o objetivo de despertar a consciência solidária a Coordenadora do Centro Escolar, em colaboração com a Biblioteca Escolar, decidiu abraçar mais um projeto de cariz solidário, promovendo uma campanha de Recolha de Bens alimentares, medicamentos e Agasalhos para Animais.
Os bens angariados serão entregues à PRAVI, que é uma  associação que protege Animais  Vítimas de Abandono e Maus Tratos, a par do desenvolvimento de um programa de Terapia Assistida com Animais a Crianças e Idosos.

Poderás colaborar colocando à entrada do Centro Escolar, numa caixa criada para o efeito, alimentos, agasalhos e medicamentos.


Contamos com a colaboração e solidariedade de todos para que em conjunto possamos “cuidar dos nossos animais”.
"Cuidar dos animais: Uma responsabilidade de todos!" é o lema que pretendemos transmitir nesta ação de sensibilização para a defesa e proteção dos animais.

Turma 12 - O Carnaval

Desde há muito que histórias e lendas encantam as crianças trazendo o sonho, uma lição de vida, uma esperança, um exemplo de solidariedade.
Dentro da temática o Carnaval, a professora Susana, da turma 12, esteve presente na biblioteca onde realizou um trabalho interdisciplinar sobre “A Lenda de Arlequim”. A professora da turma contou a história, a qual foi ouvida com grande entusiasmo, tendo os alunos posteriormente feito o reconto escrito. Na área de Matemática trabalharam os losangos e com o recurso a tecidos, na área de Expressão Plástica, fizeram o fato do palhaço.
Foi uma atividade muito motivante para todos os alunos. 



sexta-feira, 1 de março de 2019

Não metas tudo no mesmo saco! - Resitejo

No dia 27 de fevereiro decorreu na biblioteca escolar uma sessão de informação e sensibilização, dinamizada pela Resitejo, direccionada às crianças que como adultos de amanhã poderão fazer a diferença na consciência ecológica para o bem da sustentabilidade do Planeta. Pretendeu-se assim a promoção de práticas que visam a separação dos resíduos.





quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura Fase Municipal

No dia 25 de fevereiro decorreu a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal de Santarém.


A representar o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira estiveram presentes seis alunos, dois de cada ciclo, que demonstraram bastante empenho e dedicação com uma excelente participação.


O júri do concurso foi constituído pelo escritor Samuel Pimenta, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Filomena Rúbio e a pela Bibliotecária Municipal, Luísa Cotrim.


A Câmara Municipal de Santarém, na pessoa da Senhora Vereadora Inês Barroso, distribuiu lembranças a todos os participantes.



Foram seleccionados para a fase intermunicipal, que se irá realizar no dia 23 de abril em Benavente, os seguintes alunos:
1º Ciclo:
- Guilherme - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Raquel - Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
- Margarida - Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
2º Ciclo:
- Madalena - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Inês - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Adriana - Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
3º Ciclo:
- Rafael - Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
- Leonor - Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Teresa - Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
A biblioteca escolar agradece a todos os participantes, mas em especial aos alunos Guilherme e Adriana que tão bem representaram o primeiro ciclo, bem como aos docentes e pais/encarregados de educação que os acompanharam neste processo.