A Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Doutora Celeste Gregório, esteve presente na Biblioteca do Centro Escolar, mas agora para as turmas 43 e 44, com a atividade "Os Clássicos no Jardim Infantil".
Foi efetuado o percurso cronológico de alguns dos mais importantes escritores assim como apresentadas as suas principais obras.
Foram momentos de grande emoção e aprendizagem!!!
Agradecemos à professora Celeste estes momentos de partilha que muito nos enriquece!!!....
Os alunos da Turma 10, do Centro Escolar Salgueiro
Maia, foram distinguidos, pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, no
Concurso “Imagens Contra a Corrupção”.
Quando foram chamados para receberem os prémios,
um grupo de três alunos fez uma pequena encenação onde testemunhou como
desenvolveu o trabalho e o que aprenderam/ganharam com a exploração do tema.
Após a representação foram muitos os aplausos que receberam!...
Os Concursos são uma iniciativa do Conselho de
Prevenção da Corrupção, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Escola
Superior de Comunicação Social e contou com a presença de Nuno Crato, Ministro
da Educação e Ciência.
Os Concursos envolvem alunos e professores do 4º
ano do 1º ciclo, do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário. Todos são chamados a
refletir sobre a sociedade e a corrupção e a traduzir essa reflexão através das
artes plásticas e vídeo.
Guilherme d'Oliveira Martins, Presidente do Conselho
de Prevenção da Corrupção explicou que a «corrupção começa num pequeno favor
depois pode conduzir a um crime» e neste concurso «o entusiasmo que recebemos
por parte das escolas e a grande qualidade dos trabalhos apresentados é algo de
particularmente importante».
Uma iniciativa que, afirmou Guilherme Oliveira
Martins, tem como mensagem «fundamentalmente que o combate à corrupção e a
prevenção na corrupção tem a ver com todos. Quando alguém pela indiferença
pactua com um ato ilícito de natureza corruptiva, esse alguém pela indiferença
está a colaborar».
«É por isso que a grande mensagem que
encontramos em todos os trabalhos é justamente esta: evitar a indiferença e
garantir que todos possam denunciando, encontrando provas, contrariando todas
as manifestações que levem à corrupção. Todos têm uma palavra a dizer», afirmou
o Presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção.
No dia 30 de Abril a Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira esteve presente na Biblioteca do Centro Escolar com o objetivo de sensibilizar a primeira
infância para o significado da escrita enquanto património linguístico e
cultural e potenciar ao uso da Biblioteca como valência
amplificadora e facilitadora do acesso à cultura e do conhecimento para a
cidadania.
Foi efetuado um percurso cronológico dos escritores (quando viveram, quem foram,…) fazendo-se referência à atualidade dos conteúdos.
O desenvolvimento da atividade decorreu com a apresentação coletiva dos fantoches (identificação individual, ofício de escrita, justificação das presenças), apresentação por grupos (os poetas,
os escritores), apresentação individual (a obra,
frases mais conhecidas e seu significado) e no final foi efetuada a avaliação da sessão com atividade de
desenho.
A nossa escola foi distinguida com uma menção honrosa, na categoria Artes Plásticas – 1º ciclo - no Concurso “Imagens contra a Corrupção” com o trabalho “Corrupção”. A Entrega dos Prémios é já no próximo dia 13 de Maio em Lisboa.
O TRIBUNAL DE CONTAS e o Conselho de Prevenção da Corrupção agradecem a participação de todos os alunos envolvidos nesta iniciativa certos de que é a comunidade e cada um de nós que ganha com uma sociedade mais justa e na qual se respeitam os valores inerentes à ética e à cidadania.
Nos dias 29 e 30 de Abril realizou-se na nossa biblioteca uma atividade integrada no dia da mãe. Ao som de uma música e com uma poesia de fundo os alunos elaboraram um coração em origami e elaboraram um postal para oferecerem à mãe.
No dia 29 de Abril, pelas 11:00, decorreu no Hall do nosso Centro Escolar uma cerimónia de entrega de prémios do Top-leitor - 2º Período, do concurso "Faça lá um poema" e do concurso "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor", presidida pela Coordenadora a Professora Delina.